Políticas Públicas em Saúde Mental no campo de Álcool e Outras Drogas - Marília Caponni

Experiências com a Supervisão Clínica em Equipamentos de Saúde Mental - Cláudio Loureiro

Articulações e Tensões entre as Políticas Públicas e a Política da Psicanálise - Rodrigo Alencar

O Acompanhamento Terapêutico e o Problema das Drogas pela Psicanálise - Ivan Estevão

Que Política para o Crack? - Debate parte 1

Que Política para o Crack? - Debate parte 2

Núcleo Távola - Instituto de Formação e Pesquisa em Psicanálise

    Instituto de Formação e Pesquisa em Psicanálise


O Núcleo Távola foi fundado em 2000 com a proposta de congregar diversos profissionais relacionados de alguma forma às ciências humanas, com o objetivo de promover eventos, cursos, grupos de estudo e diálogos multidisciplinares, tendo a psicanálise, como principal campo de saber.

Em meados de 2000 teve início então uma série de trabalhos buscando o encontro de psicólogos, psicanalistas, psiquiatras, antropólogos, sociólogos, urbanistas, arquitetos, educadores, professores universitários, médicos, historiadores da cultura, filósofos entre outros, no intuito de promover atividades e intervenções na comunidade a baixos custos ou gratuitos e não somente trabalhos voltados aos profissionais da área psicanalítica.

Em 2001 foi estruturada a Clinica Social que conta com o trabalho de diversos profissionais, oferecendo atendimento psiquiátrico e psicológico, dentro de várias abordagens terapêuticas, destinado à pessoas com dificuldade em pagar seu tratamento. Até 2010, já foram encaminhadas em torno de 700 pessoas.

Em 2003 iniciou-se a primeira turma do Curso de Formação em Psicanálise, (onde eu "Rosa Lauren Barreira Nuevo de Campos" fiz minha formação em psicanálise), juntamente com a primeira geração analista formados em meados de 2007. 

O Núcleo Távola considera a psicanálise um movimento cultural de grande potência e uma ciência independente de instituições ou escolas que tentam dela se apropriarem. A psicanálise se expande em um campo multidisciplinar (biologia, psicologia, artes e medicina), necessitando uma formação apropriada específica e, ao mesmo tempo, pluralista. O Núcleo Távola não acredita que a psicanálise seja prática exclusiva de médicos e psicólogos, pelo contrário, visa ampliar o poder de penetração da psicanálise na sociedade e constituir um espaço de permanente construção interdisciplinar de novas formas de psicanálise, na teoria e clínica. A Clínica Social é parte integrada ao Curso de Formação, constituindo importante meio para o aperfeiçoamento da prática clínica supervisionada.

No início de 2010, passaram a ser disponibilizadas sala para atendimento e espaço para reuniões aos alunos e a fundação do Grupo de Estudos dos Alunos.

 O Núcleo Távola oferece aos que buscam um encontro com os grandes enigmas do ser humano, proposta por uma das mais instigantes aventuras do espírito humano, a Psicanálise.

Para maiores informações
Acesse o Portal Eletrônico Távola : -  Instituto de Formação e Pesquisa em Psicanálise

Coordenador

Luis Henrique Milan Novaes - Psicólogo/Psicanalista

Núcleo Távola - Rua Visconde de Abaeté, 210, Jd. Sumaré - Ribeirão Preto - SP - CEP: 14025-050
(16) 3623-5786
 
Home | O BLoG | Contato | | | |

Sociedade Adicta e a Phoenix - Copyright © 2009'|Designed by Templatemo|Converted to blogger by BloggerThemes.Net